Os banhos, suas tradições e algumas receitas!

A tradição dos banhos é antiga. Os primeiros registros datam de 3000 a.C. no antigo Egito. Os egípcios acreditavam que, além de limpar o corpo, a água lavava a alma, curava doenças e revigorava o espírito. Outras civilizações antigas, como os gregos e romanos, adotaram a prática dos banhos não só como um simples ato de lavar-se, mas também como um ritual de purificação.
Alguns banhos ficaram muito famosos durante a história das civilizações. Entre eles estão os banhos de leite e mel de Cleópatra, para amaciar a pele, e os banhos de sangue de Elizabeth Bathory, que acreditava que o sangue de suas jovens criadas podia lhe dar a juventude eterna.
No entanto, a história do banho nem sempre foi a mesma. Durante os séculos XVI e XVII o banho também não era visto com bons olhos pela classe médica, que acreditava que o ato de banhar-se era uma via para contrair doenças, já que durante o banho os poros da pele se dilatavam demais e facilitavam a contaminação. Foi mesmo só no final do século XVIII que o banho passou a ser visto como um ato de manter a higiene e cuidar da saúde.

A partir da década de 1930, o banho voltou a ser algo que fazia parte da rotina de higiene e saúde das pessoas. E dai em diante tomar banho voltou a ser algo prazeroso. Com toda a evolução da medicina, as pessoas começaram a incrementar seus banhos com ervas e óleos essenciais, a fim de ter mais bem-estar e saúde.

E hoje, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e se refrescar com um delicioso banho? Não tem nada mais revigorante que isso. Mas tomar banho é algo que vai muito além de lavar seu corpo. É também uma ótima terapia e pode ser feita facilmente em casa por todas as pessoas, desde bebês até idosos.

Os banhos terapêuticos são muito procurados e cada um tem uma propriedade e função diferente, dependendo dos ingredientes adicionados à água. Veja abaixo algumas dicas de banhos e suas propriedades. Depois basta desfrutar este momento de uma forma diferente.

BANHO CALMANTE PARA ADULTOS E BEBÊS

Na banheira, coloque água na temperatura de 37°C a 40°C (meça com um termômetro para banheira) e acrescente uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas doce com quatro gotas de óleo essencial de Lavanda. E não esqueça: como a pele dos bebês é extremamente sensível, o óleo essencial deve ser obrigatoriamente diluído em óleo vegetal de boa qualidade.
Benefícios e modo de uso:
Este banho pode ser tomado todos os dias, de preferência antes de dormir. Ele acalma e ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Isso se deve às propriedades do óleo essencial de Lavanda, que é calmante e sedativo. Ainda ajuda a combater a insônia e a irritação. Além disso, ajuda na renovação celular, no relaxamento muscular e também protege contra as infecções, por ser um antiviral.
Já o óleo vegetal de amêndoas doce tem as propriedades de melhorar a elasticidade da pele e a circulação, além de prevenir irritações, inflamações e assaduras. Tudo isso devido às vitaminas e minerais que ele contém.

BANHO PARA CICATRIZAÇÕES E PÓS-PARTO

Este banho ajuda a promover a recuperação do corpo da mulher após o parto, seja ele natural ou cesárea. Também é excelente para qualquer outro tipo de cicatrização (escaras em pessoas acamadas, assaduras, queimaduras pós-sol, inflamações cutâneas, rachaduras mamária, cirurgias e machucados com cortes em geral). Além disso, não apresenta contraindicação.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de flores de calêndula
2 colheres (sopa) de flores de camomila
1 colher (sopa) de flores de mil-folhas (Achillea millefolium)
5 gotas de óleo essencial de Lavanda
1 colher (sopa) de óleo vegetal de calêndula
Primeiro, coloque as ervas em um bule de chá e despeje por cima 1 xícara (chá) de água fervente. Tampe e deixe descansar por 10 minutos.
Benefícios e modo de uso:
Encha a banheira com água em temperatura até 36°C, de modo que fique até a altura da região a ser tratada, como o corte da cesárea, por exemplo. Despeje a infusão das ervas e, por último, acrescente o óleo vegetal de calêndula e pingue as gotas de óleo essencial de Lavanda. Permaneça por, no máximo, 10 minutos na banheira.
Caso não tenha banheira em casa, faça o famoso “banho de gato”. Prepare a infusão das ervas, coloque em um recipiente adequado e acrescente os óleos. Tenha em mãos um pedaço de pano de algodão limpo (tipo fralda) ou uma gaze. Molhe o pano na mistura e passe delicadamente sobre os locais a serem cuidados. Para maior eficácia, molhe o pano e deixe sobre o local por 5 minutos. Repita o processo três vezes. Este banho deve ser feito apenas uma vez por dia, durante 15 dias.

O óleo essencial de Lavanda e a flor da calêndula estimulam a regeneração celular e a cicatrização, enquanto o óleo vegetal absorve rapidamente na pele e possui propriedades adstringente, analgésica, anti-inflamatória, bactericida, calmante e cicatrizante. A mil-folhas também tem uma ação anti-inflamatória e a flor da camomila é sedativa e calmante.

BANHO REVIGORANTE
Este banho ajuda na recuperação muscular e no relaxamento após as atividades físicas.
Ingredientes:
2 colheres (chá) de folhas de louro picadas
1 colher (chá) de alecrim picado
5 gotas de óleo essencial de capim-limão (lemongrass)

Faça a infusão das ervas, colocando-as em um bule de chá e despejando por cima 1 xícara (chá) de água fervente. Tampe e deixe descansar por 10 minutos.Benefícios e modo de uso:
Encha a banheira, de modo que a água fique até a altura do peito. Depois, despeje a infusão de ervas e o óleo essencial. Fique imerso na mistura de 15 a 20 minutos.
No chuveiro, proceda da mesma forma, fazendo a infusão de ervas. Coloque-a em uma jarra e pingue o óleo essencial. Tome banho normalmente e no final despeje o conteúdo da jarra no corpo, do pescoço para baixo.
Este banho deve ser feito pelo menos três vezes por semana, após as atividades físicas

Vale lembrar que o Alecrim é estimulante e pode elevar a pressão arterial. Por esse motivo, não deve ser usado por pessoas com pressão alta.

Um beijo, ótima semana e nos vemos em breve! <3

(fonte: personare, o perfume, banhos terapeuticos e seus usos)

perfumepoesia

<p>Somos uma empresa ligada ao ramo da saboaria, difusores, aromatizadores de ambiente, tudo personalizado e original. </p> <p>Ligada tambem a poesia, seu produto recebe uma bela poesia criada especialmente para voce, ou retirada de nosso blog http://incongruentelisura.blogspot.com.br/</p> <p>Nosso lema é através de aromas e poesias, trazer o original, a exclusividade, a beleza de se ter um produto único, feito especialmente pra você ou seu a casa. Hoje, onde tudo é mecanizado e robotizado, você merece algo feito especialmente para seu uso. </p> <p>Nossas fragrancias e materia prima são de qualidade inigualável (padrão Peter Paiva): produtos hipoarlergenicos e deliciosamente perfumados!<br /> Trabalhamos tambem com identidade olfativa (um perfume exclusivo para sua marca de roupas, casa, loja ou produto).</p> <p>Tudo isso em quatro palavras chaves: qualidade, exclusividade, amor e originalidade. Assim é a nossa Perfume & Poesia.</p> <p>Venha se encantar tambem!</p>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *